- Hélcio Costa
- 23/06/2026
- Deixar Comentário
Município se consolida no estado do Maranhão com o maior número de beneficiários inseridos no programa

A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal da Juventude, realizou a entrega de 53 kits aos participantes do Programa Trabalho Jovem – Eixo Estágio Social, iniciativa do Governo do Estado do Maranhão voltada à promoção de oportunidades para os jovens maranhenses.
A cerimônia aconteceu no Salão Nobre da sede administrativa do município e contou com a presença do prefeito Chiquinho FC (PT), do secretário municipal da Juventude, Valdeci Calixto, além dos jovens beneficiados pelo programa.
O Programa Trabalho Jovem – Eixo Estágio Social é desenvolvido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (Seinc), e tem como objetivo proporcionar experiência profissional a estudantes e jovens em início de carreira por meio de estágios em órgãos públicos estaduais e municipais.
Na edição de 2026, Codó alcançou um importante destaque estadual ao ocupar o primeiro lugar entre os municípios do interior do Maranhão em número de participantes. Atualmente, mais de 80 estagiários estão atuando em repartições estaduais e municipais, consolidando o município como o maior beneficiário do programa entre as cidades do interior maranhense.
Com duração de 10 meses, o estágio oferece uma bolsa mensal de R$ 600 aos participantes, que desenvolvem atividades de apoio nos órgãos públicos, adquirindo conhecimentos práticos e experiência profissional.
Durante o evento, o prefeito Chiquinho FC destacou a importância da parceria entre o município e o Governo do Estado para ampliar as oportunidades destinadas à juventude codoense. Na ocasião, ele agradeceu ao governador Carlos Brandão pelo apoio e compromisso com as políticas públicas voltadas para os jovens.
“O Programa Trabalho Jovem representa uma importante porta de entrada para o mercado de trabalho, permitindo que nossos jovens adquiram experiência profissional e ampliem suas perspectivas para o futuro”, destacou o gestor municipal.
De acordo com a Secretaria Municipal da Juventude, o programa representa, para muitos jovens, a primeira oportunidade de ingresso no mercado de trabalho, contribuindo para a formação profissional e para o desenvolvimento de novas habilidades.
A entrega dos kits simboliza mais uma etapa do compromisso da gestão municipal e do Governo do Estado com a valorização da juventude, fortalecendo políticas públicas que promovem inclusão, qualificação e geração de oportunidades para os jovens codoenses.
Assessoria de Comunicação



- Hélcio Costa
- 22/06/2026
- Deixar Comentário

A saúde pública de Caxias alcançou mais uma importante conquista. Pela primeira vez na história do município, a população passa a contar com atendimento especializado em Geriatria na rede municipal de saúde, garantindo um cuidado mais direcionado à saúde da pessoa idosa.
O novo serviço será ofertado no Ambulatório Especializado Dr. Humberto Coutinho e representa mais um avanço da gestão do prefeito Gentil Neto na ampliação das especialidades médicas disponíveis para a população.
A implantação da Geriatria também marca o cumprimento de mais um compromisso assumido por Gentil Neto durante a campanha eleitoral. A criação da especialidade fazia parte das propostas apresentadas para fortalecer a rede municipal de saúde e ampliar o atendimento às famílias caxienses.
As consultas serão realizadas mediante agendamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), facilitando o acesso dos pacientes ao acompanhamento especializado, voltado para a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas ao envelhecimento.
Com a chegada da Geriatria, Caxias dá mais um passo na modernização da saúde pública, oferecendo mais qualidade de vida, atenção e cuidado aos idosos, que agora passam a contar com um atendimento especializado sem precisar sair do município.
- Hélcio Costa
- 20/06/2026
- Deixar Comentário

A gestão do prefeito Rafael Brito segue avançando com ações que refletem as prioridades apontadas pela própria população. No início tiveram início as obras de pavimentação com blocos de concreto em oito ruas do bairro Parque Alvorada, por meio do programa Timon no Orçamento Participativo (TOP).
Para o prefeito Rafael Brito, o início das obras no Parque Alvorada representa mais um passo na construção de uma gestão participativa e próxima das pessoas.
“Esse é um compromisso que assumimos de governar junto com a população, garantindo mais transparência e participação social”, destacou.
Com iniciativas como o TOP, Rafael Brito reforça seu compromisso de ouvir a população, atender demandas históricas dos bairros e promover melhorias que impactam diretamente a qualidade de vida dos timonenses.
Serão beneficiadas as ruas 23, 25, 26, 27, 28, 29, G e H, atendendo a uma demanda apresentada pela Associação dos Moradores do Parque Alvorada. A proposta conquistou o 10º lugar entre as iniciativas eleitas na zona urbana, demonstrando a força da mobilização comunitária e o compromisso da gestão municipal em transformar as escolhas da população em obras concretas.
Criado para fortalecer a participação cidadã e garantir mais transparência na aplicação dos recursos públicos, o TOP permitiu que moradores de diferentes regiões do município definissem, por meio do voto, quais investimentos seriam executados pela Prefeitura. Nesta primeira edição, foram selecionadas 30 propostas de entidades comunitárias, com investimento previsto de R$ 10 milhões ao longo de 2026.
Além das obras de pavimentação na zona urbana, o programa contempla ações na zona rural, como perfuração de poços, recuperação de estradas vicinais, entrega de kits agrícolas e melhorias em escolas, ampliando os benefícios para diversas comunidades de Timon.
- Hélcio Costa
- 19/06/2026
- Deixar Comentário

Obra representa mais um avanço na urbanização e se torna novo cartão-postal do município
A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, segue avançando com ações que promovem o desenvolvimento urbano e a melhoria da qualidade de vida da população. Na noite desta quinta-feira (18), foi realizada a solenidade de inauguração da nova Praça São Pedro, um espaço moderno e acolhedor criado para oferecer lazer, convivência e bem-estar às famílias codoenses.
A cerimônia contou com a presença do prefeito Chiquinho FC (PT), do deputado estadual Francisco Nagib (MDB), além de autoridades municipais e a comunidade.
Localizada em frente à Igreja de São Pedro, um dos pontos mais tradicionais e históricos de Codó, a nova praça passa a integrar o cenário urbano como um importante cartão-postal do município. O espaço foi planejado para atender pessoas de todas as idades, oferecendo mais conforto, segurança e opções de lazer para a comunidade.
A obra contempla infraestrutura moderna, com implantação de calçadas, paisagismo, iluminação pública, mobiliário urbano e áreas destinadas à recreação e ao convívio social. O objetivo é proporcionar um ambiente acessível, seguro e agradável para crianças, jovens, adultos e idosos.
Durante a inauguração, autoridades destacaram a importância do investimento em espaços públicos que promovam a integração social e contribuam para o fortalecimento dos vínculos comunitários.também
De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, a urbanização de praças e áreas que antes não possuíam infraestrutura adequada é uma ferramenta fundamental para a transformação urbana. Além de valorizar os espaços públicos, essas intervenções ampliam as oportunidades de convivência, incentivam o uso coletivo dos ambientes e fortalecem o sentimento de pertencimento da população.
A nova Praça São Pedro surge como um símbolo do cuidado com as pessoas e do compromisso da gestão municipal em construir uma cidade mais organizada, moderna e acolhedora. O espaço já se consolida como um novo ponto de encontro para famílias, amigos e moradores, contribuindo para o desenvolvimento social e a valorização do bairro São Pedro.
Com mais esta entrega, a Prefeitura de Codó reafirma seu compromisso de investir em obras que promovam qualidade de vida, lazer e bem-estar para toda a população, fortalecendo o desenvolvimento urbano e social do município.
Assessoria de Comunicação



- Hélcio Costa
- 18/06/2026
- Deixar Comentário

A Prefeitura de Codó realizou, nesta quarta-feira (17), mais uma etapa da entrega de cestas verdes, beneficiando 150 famílias do bairro Santo Antônio acompanhadas pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e inseridas em programas sociais do município. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com o combate à insegurança alimentar e o fortalecimento da agricultura familiar.
A ação foi promovida por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura. A entrega aconteceu no Clube do Juca e contou com a presença do prefeito Chiquinho FC (PT), do secretário interino de Agricultura, Francisco Neto, da secretária municipal de Desenvolvimento Social, Rosa Vasconcelos, além das famílias beneficiadas.
A distribuição das cestas integra o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), iniciativa que tem como objetivo garantir a segurança alimentar e nutricional de famílias em situação de vulnerabilidade social. Além disso, o programa incentiva a produção agrícola local e promove o consumo de alimentos saudáveis produzidos pelos agricultores familiares do município.
As cestas são compostas por produtos adquiridos diretamente de pequenos produtores rurais, gerando benefícios tanto para as famílias atendidas quanto para os trabalhadores do campo. A medida contribui para o fortalecimento da agricultura familiar, estimula a produção agrícola e assegura geração de renda para os produtores locais.
De acordo com a gestão municipal, o programa representa uma importante ferramenta de inclusão social, promovendo mais qualidade de vida para a população e fortalecendo a economia local por meio da valorização da produção rural.
Durante o evento, o prefeito Chiquinho FC (PT) destacou a relevância de ações que unem assistência social e desenvolvimento econômico.
“Temos um importante compromisso com as famílias codoenses de um modo geral. Temos que dar atenção especialmente às famílias carentes, pois elas precisam do nosso olhar. Por isso, as cestas verdes estão sendo entregues periodicamente nos bairros, promovendo mais dignidade, inclusão e qualidade de vida para a população codoense”, afirmou o gestor.
As entregas das cestas verdes continuarão sendo realizadas em diferentes bairros do município, ampliando o alcance das políticas públicas voltadas para a segurança alimentar e o fortalecimento da agricultura familiar.
Assessoria de Comunicação



- Hélcio Costa
- 16/06/2026
- Deixar Comentário
A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, convida toda a população para participar da inauguração da nova Praça do bairro São Pedro, um espaço moderno e acolhedor criado para promover lazer, convivência e bem-estar para as famílias codoenses.
A cerimônia de inauguração será realizada nesta quinta-feira, dia 18 de junho, a partir das 17h, em frente à Igreja de São Pedro, um dos locais mais tradicionais e históricos do município.
A nova praça foi planejada para oferecer mais conforto, segurança e opções de lazer à comunidade, tornando-se um importante ponto de encontro para crianças, jovens, adultos e idosos. O espaço foi desenvolvido para fortalecer a convivência social e proporcionar momentos de diversão e integração entre os moradores.
A entrega da obra representa mais uma importante conquista para a cidade e reafirma o compromisso da gestão municipal com a melhoria da infraestrutura urbana e a valorização dos espaços públicos. Além de contribuir para a qualidade de vida da população, o novo equipamento urbano fortalece o desenvolvimento e a revitalização do bairro São Pedro.
A Prefeitura de Codó segue investindo em obras e ações que transformam a cidade, levando mais dignidade, bem-estar e oportunidades para todos os codoenses.
Toda a comunidade está convidada a prestigiar este momento especial e celebrar mais uma realização que beneficia diretamente a população.
Serviço
Evento: Inauguração da nova Praça do bairro São Pedro
Data: 18 de junho
Horário: 17h
Local: Em frente à Igreja de São Pedro
Assessoria de Comunicação








