- Hélcio Costa
- 19/12/2025
- Deixar Comentário

A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar, iniciou nesta quarta-feira (17) a distribuição de frangos para famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.
A ação integra o programa municipal “Frango na Mesa”, que tem como objetivo distribuir cerca de 50 toneladas de frango para famílias de baixa renda, assegurando um Natal mais digno, com alimento garantido à mesa de quem mais precisa. A iniciativa contempla todos os bairros da sede do município, além das comunidades da zona rural do KM 17 e do Distrito de Cajazeiras.
Os bairros Trizidela e Santo Antônio foram os primeiros a receber os alimentos. A programação de entregas segue até o dia 20 de dezembro, ampliando o alcance da ação social em diferentes regiões da cidade. Nesta quinta-feira (18), as entregas acontecem no bairro Nova Jerusalém e na praça do bairro Codó Novo.
O prefeito Chiquinho FC (PT) está participando das entregas nas comunidades, acompanhado do deputado estadual Francisco Nagib (PSB), reforçando o compromisso da gestão municipal com as políticas de assistência social e segurança alimentar.
Durante o primeiro dia da ação, o prefeito destacou a importância do programa para as famílias codoenses mais carentes.
“Esta é uma forma de abraçarmos os nossos irmãos e garantir a eles um Natal mais feliz. A minha maior satisfação é saber que a sociedade codoense está apoiando a nossa gestão. Tenho certeza de que essa gestão ficará marcada na história de Codó, porque não fazemos apenas gestão, fazemos humanização. Precisamos abraçar o nosso povo, pois ele precisa de nós”, afirmou Chiquinho FC.
Morador do bairro Trizidela, Raimundo Nonato agradeceu a iniciativa e ressaltou o impacto da ação em sua família.
“Estou muito satisfeito. Receber esse frango está sendo uma maravilha para mim, porque será a refeição da minha ceia de Natal. O prefeito está fazendo muitas coisas boas para o povo de Codó e tenho certeza de que ele ainda vai fazer muito mais por nós”, declarou.
A Prefeitura reforça que a iniciativa reafirma o compromisso da gestão municipal com a promoção da dignidade humana, especialmente em um período simbólico como o Natal, fortalecendo as ações de combate à insegurança alimentar no município.
Confira os próximos locais de entrega
19 de dezembro, às 7h – CRAS São Francisco
20 de dezembro, às 7h – Comunidade KM 17
20 de dezembro, às 7h – Distrito de Cajazeiras
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó
- Hélcio Costa
- 17/12/2025
- Deixar Comentário
Uma pesquisa encomendada pela direção nacional do PT traçou cenários para as disputas de governador, senador e presidente da República a menos de dez meses das eleições de 2026. O levantamento, obtido pelo blog Marrapá, foi realizado pelo instituto OMA Pesquisas entre os dias 19 e 22 de novembro.
De acordo com os dados, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, aparece na liderança das intenções de voto estimuladas para o governo do Maranhão em todos os cinco cenários testados. Os percentuais atribuídos a Braide variam entre 30% e 40%, a depender da composição dos nomes apresentados aos entrevistados.
Na segunda colocação surge o presidente estadual do MDB, Orleans Brandão. Também foram testados Felipe Camarão, Lahésio Bonfim, Roberto Rocha e André Fufuca, que figuram com diferentes desempenhos nos cenários avaliados para a sucessão do governador Carlos Brandão.
A pesquisa ouviu 1.200 eleitores em todo o estado. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
No primeiro cenário, Braide aparece com 30%, seguido por Orleans Brandão (16%), Roberto Rocha (12%), Felipe Camarão (10%), Lahésio Bonfim (9%) e André Fufuca (6%). Brancos e nulos somam 6%, enquanto 11% não souberam responder.
No segundo cenário, sem Felipe Camarão, Eduardo Braide sobe para 33%, Orleans Brandão marca 18%, Roberto Rocha 15%, Lahésio Bonfim 12% e André Fufuca 7%. Brancos e nulos somam 6%, e 9% não opinaram.
No terceiro cenário, sem André Fufuca, Braide aparece com 32%, seguido por Orleans Brandão e Roberto Rocha, ambos com 16%. Lahésio Bonfim registra 12% e Felipe Camarão 9%. Brancos e nulos chegam a 6%, e 8% não sabem.
No quarto cenário, sem Orleans Brandão e Felipe Camarão, Eduardo Braide amplia a vantagem e atinge 40%. Roberto Rocha aparece com 20%, Lahésio Bonfim com 15% e André Fufuca com 10%. Brancos e nulos somam 9%, e 7% não responderam.
Já no cenário nominal, que associa os pré-candidatos a seus principais apoios políticos, Eduardo Braide lidera com 40%. Orleans Brandão, apresentado com o apoio do governador Carlos Brandão, aparece com 22%, seguido por Felipe Camarão, com apoio do presidente Lula (17%), e André Fufuca, vinculado ao ministro Flávio Dino (10%). Nenhum, branco ou nulo soma 7%, e 4% não souberam responder.
Veja os números:
Cenário 1
Eduardo Braide: 30
Orleans Brandão: 16
Roberto Rocha: 12
Felipe Camarão: 10
Lahésio Bonfim: 9
André Fufuca: 6
Branco/Nulo: 6
Não sabe: 11
Cenário 2 (sem Camarão)
Eduardo Braide: 33
Orleans Brandão: 18
Roberto Rocha: 15
Lahésio Bonfim: 12
André Fufuca: 7
Branco/Nulo: 6
Não sabe: 9
Cenário 3 (sem Fufuca)
Eduardo Braide: 32
Orleans Brandão: 16
Roberto Rocha: 16
Felipe Camarão: 9
Lahésio Bonfim: 12
Branco/Nulo: 6
Não sabe: 8
Cenário 4 (sem Orleans e Camarão)
Eduardo Braide: 40
Roberto Rocha: 20
Lahésio Bonfim: 15
André Fufuca: 10
Branco/Nulo: 9
Não sabe: 7
Cenário nominal
Eduardo Braide (prefeito de São Luís): 40
Orleans Brandão (com apoio de Carlos Brandão): 22
Felipe Camarão (com apoio de Lula): 17
André Fufuca (com apoio de Flávio Dino): 10
Nenhum/Branco/Nulo: 7
Não sabe: 4
- Hélcio Costa
- 16/12/2025
- Deixar Comentário
O governador do Maranhão, Carlos Brandão (sem partido), confirmou nesta terça-feira, 16, num café da manhã com jornalistas, que o presidente Lula (PT) propôs que ele renuncie ao mandato em abril do ano que vem para ser candidato a senador.
“Ele [Lula] quer uma chapa com senadores amigos”, afirmou, referindo-se ao encontro ocorrido em outubro (reveja).
O chefe do Executivo maranhense também revelou que uma decisão sobre o assunto deve ser tomada apenas em janeiro de 2026.
Brandão diz que levará “uma contraprosta” ao presidente, em novo encontro, após o petista sugerir uma candidatura de consenso para o Governo do Maranhão – há quem diga que a proposta de Lula teria sido o nome do ministro do Esporte, André Fufuca (PP).
- Hélcio Costa
- 14/12/2025
- Deixar Comentário

A abertura da Copa Rural de Futebol 2025 de Codó aconteceu no sábado (13) no povoado Km 17, no campo Moisés Reis, entre as equipes das localidades de Pirambeba e Km 17. A partida bastante disputada terminou empatada em 1 x 1.
A Copa Rural 2025 é realizada pela Prefeitura de Codó, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMESP). O primeiro torneio rural organizado pelo prefeito Francisco Carlos de Oliveira, Chiquinho FC (PT), tem a maior premiação da história da competição.
O time campeão, além da taça, vai ganhar R$ 10.000,00 (dez mil reais). O segundo colocado ganha cinco mil reais. O artilheiro da Copa Rural 2025 e o melhor goleiro também recebem premiação em dinheiro.
A Copa Rural 2025 de Futebol de Codó tem a participação de 32 localidades com mais de 900 atletas.
A abertura do torneio contou com a presença de um grande público. Secretários municipais, vereadores e os deputados estadual Francisco Nagib e federal Juscelino Filho também prestigiaram a partida entre os povoados Km 17 e PIrambeba.
O prefeito Chiquinho FC informou que esse campeonato rural é a demonstração de como será valorizado o futebol rural em Codó durante o seu governo.
- Hélcio Costa
- 13/12/2025
- Deixar Comentário
A obra da nova ponte na BR-226, entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), alcançou 95% de conclusão após a junção das estruturas construídas a partir das duas margens do Rio Tocantins. O empreendimento recebeu investimento federal de R$ 171,97 milhões e é considerado estratégico para o fluxo de cargas e passageiros.
Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), as frentes de trabalho seguem com cerca de 500 profissionais divididos em dois turnos. A projeção é finalizar a ponte até o fim deste mês.
Os serviços avançam simultaneamente na finalização dos acessos, na protensão dos cabos laterais, no asfaltamento da pista e na instalação das barreiras New Jersey e do guarda-corpo.
Nos próximos dias, está prevista a aplicação das juntas de dilatação e a conclusão dos encontros nos lados maranhense e tocantinense. Também serão executadas calçadas nos acessos e a laje de transição, além da implantação da sinalização e do sistema de segurança viária na fase final.
- Hélcio Costa
- 10/12/2025
- Deixar Comentário
A Justiça de Barra do Corda condenou o delegado Alexsandro de Oliveira Passos Dias em 27 de novembro de 2025, após identificar 174 abastecimentos irregulares realizados ao longo de um ano com o cartão fornecido pelo Estado, porque os registros indicavam desvio de recursos públicos.
A denúncia apresentada pelo promotor Guaracy Martins Figueiredo apontou que parte dos abastecimentos ocorreu fora do município, inclusive aos fins de semana e em veículos que não pertenciam à corporação.
Além disso, a investigação demonstrou que alguns lançamentos superaram a capacidade dos tanques das viaturas, o que reforçou o entendimento de fraude na utilização do cartão.
O juiz João Vinícius de Aguiar dos Santos reconheceu o crime de peculato e determinou a perda do cargo de delegado, a reparação dos valores desviados e a aplicação de pena de quase três anos de prisão ao servidor.
Os dados levantados mostraram que um dos meses concentrou 26 abastecimentos, número considerado incompatível com a rotina das viaturas, porque a frequência não correspondia ao uso real da frota. Dessa forma, o conjunto de indícios reforçou a conclusão de que o delegado manipulou registros para justificar gastos que não ocorreram.
Além disso, os documentos anexados ao processo indicaram que mais da metade dos abastecimentos ocorreu fora de Barra do Corda, fato que comprometeu a versão apresentada pelo delegado.
O magistrado considerou que os elementos reunidos eram suficientes para caracterizar a prática de desvio de combustível custeado pelo poder público.
Essa foi a segunda condenação do delegado no ano de 2025, porque em setembro ele já havia recebido sentença por usar a delegacia de Morros para manter esquema irregular que atendia interesses pessoais.








