- Hélcio Costa
- 14/01/2024
- Deixar Comentário
O ministro Jader Filho (Cidades) exonerou Hildo Rocha do cargo de secretário-executivo da pasta. Os dois são filiados ao MDB.
Hildo disse que foi pego de surpresa: “Soube da demissão pelo Diário Oficial”. O ato de desligamento do emedebista foi publicado formalmente nesta sexta-feira (12) e é assinado pelo presidente Lula (PT) e pelo ministro.
Ex-deputado pelo Maranhão, Hildo não conseguiu se reeleger na eleição de 2022. Ele então foi indicado pelo partido para ser o número 2 da pasta de Cidades, uma das mais visadas pela classe política por realizar obras nas áreas de mobilidade urbana, saneamento e habitação.
O ministério também é um dos responsáveis por executar emendas parlamentares, verba que deputados e senadores destinam para projetos em seus redutos eleitorais.
Jader não nomeou um substituto para o cargo de secretário-executivo. Interinamente, a função passou a ser exercida pelo secretário adjunto, Antonio Vladimir Moura Lima.
Por causa do trânsito com o Congresso, Hildo também era uma referência para demandas parlamentares no ministério.
Integrantes do governo dizem que a demissão dele se deve a divergências com o ministro em relação a destinações de recursos da pasta.
Mas uma ala do ministério diz que Hildo teria saído para assumir o posto de coordenador da bancada do MDB na Câmara para assuntos ligados à reforma tributária.
O partido anunciou que ele irá exercer esse trabalho em comunicado após a demissão.
A aliados o ex-secretário das Cidades afirma que isso não tem relação com a exoneração. Ele disse que aguarda uma explicação de Jader Filho sobre o desligamento.
Membros do MDB negam que a demissão seja relacionada a uma disputa interna do partido por cargos, como ocorreu no início do governo, chegando a atrasar nomeações no Ministério das Cidades.
- Hélcio Costa
- 14/01/2024
- Deixar Comentário
Um levantamento do Instituto Estratégia Pesquisas de Opinião (EPO) mostra que, em 2024, 152 prefeitos poderão tentar renovar seus mandatos no Maranhão.
Este é o maior número de candidatos à reeleição da história da política maranhense. São 70,05% dos 217 gestores do estado.
O estudo produzido pela EPO foi feito com informações do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Dos 217 municípios, consta na base de dados da Corte Eleitoral, que pelo menos 37 prefeitos trocaram de partido, após as eleições de 2020. Desses, o levantamento constatou que 08 prefeitos estão classificados como “sem partido” e identificou um prefeito e um vice que morreram nesse período.
Baixe aqui a íntegra do levantamento.
Atualização: apesar de constarem do levantamento, os prefeitos de Açailândia e Bacabal já estão no segundo mandato, portanto não podem mais disputar reeleição. Com isso, o número caiu de 152 para 150.
- Hélcio Costa
- 13/01/2024
- 2 Comentários
Subestimar o próximo sempre foi característica daqueles que se julgam superiores a tudo e a todos, afirmam que podem tudo, e dizem que “acima deles, somente Deus”. Até aí estão certos, mas quando se trata de quem tem dinheiro e busca o poder político, esquecem que entre Deus e eles existe outro.
Acostumado a sempre comandar e mandar, nunca ouvir um não, um grande empresário dos descartáveis está agora ouvindo e sendo obrigado a obedecer a algumas hierarquias na política. Após ver seu filho, hoje deputado e na época prefeito, tentar a reeleição e receber um não, o empresário dos descartáveis tenta forçadamente emplacar seu nome como candidato oficial a prefeito de um grupo que, diga-se de passagem, não existe mais. Nos recentes encontros e jantares na casa do empresário dos descartáveis, não foi possível avistar os dois “aliados” do governador Carlos Brandão (PSB).
Falando em governador, recentemente, o candidato derrotado pelo atual governador do estado Carlos Brandão (PSB), o senador Weverton Rocha (PDT), esteve em Codó e foi recebido pelo empresário dos descartáveis e seu grupo político, que se resume apenas aos “carismáticos” Araújo Neto, Valdeci Calixto, Cícero de Sousa e Roberto Cobel. O senador entregou ao empresário uma máquina agrícola que, segundo o empresário dos descartáveis em seu discurso, servirá para beneficiar o homem do campo. Entretanto, questiono: este maquinário irá para São Benedito dos Colocados para expulsar os moradores e desmatar também?
A visita do senador não se limitou à entrega do maquinário; ela também serviu para afastar o empresário cada vez mais dos “aliados” do governador e do próprio governador. Em uma recente reunião com o filho deputado do empresário dos descartáveis, o governador afirmou em alto e bom tom que o pai não faz parte dos planos do governador no município. O pensamento é compartilhado pelo eleitorado de Codó, já que o empresário não sai dos 7% nas pesquisas, sendo o quarto colocado quando inclui o atual gestor do município, Dr. José Francisco. Parece que o grupo do empresário dos descartáveis está interpretando essa pesquisa de maneira equivocada.
- Hélcio Costa
- 11/01/2024
- Deixar Comentário
Eliminado na primeira fase da Copa do Nordeste ao perder nos pênaltis para o Altos-PI, o Santa Cruz poderá terminar a temporada 2024 no próximo mês, em fevereiro. No pior ano da centenária história do clube, o Tricolor só terá pela frente o Campeonato Pernambucano.
Com estreia no Estadual marcada para a próxima quinta-feira (11), diante do Maguary, no Arruda, a equipe coral só tem garantidos mais nove jogos no calendário deste ano — a primeira fase do Pernambucano vai até a nona rodada e se encerra em 24 de fevereiro.
Para não ver encerrada a temporada, a equipe coral precisa ficar entre os seis primeiros para se classificar à segunda fase, que será disputada no início de março. Se chegar à final, o Santa Cruz terá um total de 14 jogos, com 2024 terminando no dia 6 de abril para o clube.
A principal missão da equipe será garantir a vaga na Série D do Brasileiro de 2025. Para isso, o time comandado pelo técnico Itamar Schülle precisará ficar pelo menos entre os quatro primeiros classificados no Estadual.
Decepção na Copa do Nordeste
Com a eliminação diante do Altos-PI após abrir uma vantagem por 2 a 0 e permitir a reação do adversário, o Santa Cruz desperdiçou não apenas a chance de obter a premiação de aproximadamente R$ 1,2 milhão que é distribuída aos times da fase de grupos, como também um calendário que se estenderia até junho.
Emoção no Lindolfinho? Tivemos de sobra! E tudo terminou bem para o torcedor do @OficialAltos! Classificação histórica na noite desse domingo. 🟢⚪ pic.twitter.com/M6EtJqrbC4
— Copa do Nordeste (@CopaNordesteCBF) January 8, 2024
“A gente fica triste pelo resultado que tivemos, que tínhamos tudo para vencer. Mas decepcionado não, porque nossa equipe além de fazer 2 a 0 teve chance de fazer o terceiro, o quarto, criamos várias oportunidades de matar o jogo. Não foi por falta de criação, mas o futebol pune”, lamentou ao fim do jogo Schülle.
“O que temos que levar de lição disso é que nunca tem jogo ganho”, concluiu o treinador.
Eliminado, o Santa Cruz recebeu uma premiação “consolo” de aproximadamente R$ 126 mil.
- Hélcio Costa
- 11/01/2024
- Deixar Comentário
Uma loja de celulares foi alvo de um assalto na tarde desta segunda-feira (08) em Coroatá. Quatro homens armados participaram do crime que teve como alvo a loja Espaço Tim, localizado no centro da cidade, e levaram vários aparelhos, além de objetos pessoais dos clientes e funcionários.
Segundo testemunhas, os criminosos chegaram em duas motocicletas modelo Pop por volta das 12h30 e se dividiram em duas esquinas próximas à loja. Dois deles entraram no local e anunciaram o assalto, enquanto os outros dois ficaram do lado de fora dando cobertura. A ação durou cerca de cinco minutos e ninguém ficou ferido.
— Coroatá (@CoroataOnlineMA) January 8, 2024
A polícia já está analisando as imagens e fazendo buscas na região para tentar localizar e prender os suspeitos. O valor do prejuízo causado pelo roubo não foi informado pelo dono da loja.
- Hélcio Costa
- 11/01/2024
- Deixar Comentário
A comunidade esportiva de Coroatá recebeu uma triste notícia na manhã desta quarta-feira (10), com o falecimento de José de Ribamar Rodrigues da Silva, mais conhecido como “Café”, de 56 anos.
Segundo informações, Café sofreu um acidente vascular cerebral (AVC), enquanto dirigia seu carro em Codó. Ele foi socorrido por populares e levado ao hospital, mas não resistiu.
Café era um apaixonado pelo esporte e dedicava-se ao treinamento do time do Santa Cruz, equipe tradicional de Coroatá. Ele era muito querido e respeitado por todos que o conheciam, pelo seu carisma e simpatia.
A família de Café informou que o velório será realizado na sua residência, próximo ao Campo Santa Cruz. A Prefeitura de Coroatá emitiu uma nota de pesar pela morte de José de Ribamar e manifestaram solidariedade aos familiares e amigos.









