- Hélcio Costa
- 15/02/2024
- Deixar Comentário

O favorito para ser eleito prefeito em Coroatá/MA nesse ano de 2024, o pré-candidato Edimar Franco (Vaqueiro), participou na última terça-feira (13/02), do carnaval de Peritoró/MA a convite do prefeito Dr. Junior (PP) e com presença do deputado estadual Francisco Nagib (PSB-MA)
De acordo com várias pesquisas, em Coroatá, mais de 50% de preferência do eleitorado Coroataense tem o intuito de votar em Edimar Franco.
Ele chegou com uma grande comitiva na residência do prefeito Dr. Junior, onde acontecia o chamado “esquenta”, antes de participar do arrastão no trio-elétrico com o cantor Kiko Chicabana – Em seguida no camarote do palco, eve Alanzim Coreano – Poderoso Chefão – Dj Rogerio Mix – Deyvid Person – Almeida Santos e Zequinha Ribeiro.
“Quero agradecer mais uma vez ao prefeito Dr. Junior pelo apoio e dizer que ele poderá sempre contar comigo”, pontuou Edimar.
Já o prefeito Dr. Junior disse que Edimar poderá contar muito mais vezes com ele para o bem da população de Coaroatá.



- Hélcio Costa
- 14/02/2024
- Deixar Comentário

Começa nesta quinta-feira (15) as inscrições para o seletivo aberto pelo Seletivo Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), órgão vinculado ao Sistema Federação do Comércio (Fecormércio), para a contratação imediata de professores e criação de quadro de reserva. As vagas são para as cidades de Açailândia, Bacabal, Balsas, Caxias, Imperatriz, Pinheiro, Santa Inês, São Luís e Timon.
A instituição abre, ao todo, de nível superior e médio, destinadas a contratação de instrutores para as áreas de: Beleza; Gestão e Negócios; Saúde e Tecnologia da Informação.
As renumerações podem chegar até R$ 5.214,40 (cinco mil, duzentos e quatorze e quarenta centavos) e os empregados ainda tem benefícios, como: plano de saúde subsidiado, seguro de vida em grupo, seguro funeral e vale alimentação.
As inscrições serão da zero hora do dia 15 de fevereiro de 2024 (quinta-feira) às 23h59 do dia 20 de fevereiro de 2024 (terça-feira), e devem ser realizadas no site oficial do processo seletivo: ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DO SENAC NO ESTADO DO MARANHÃO (selecao.site), onde o candidato realizará o registro da sua inscrição ao cargo pretendido, além de anexar todas as comprovações solicitadas, conforme requisitos do edital.
- Hélcio Costa
- 14/02/2024
- Deixar Comentário

A prefeitura de Lima Campos segue realizando investimentos hídricos na Zona Rural do munícipio! Desta vez, no povoado Bom Jesus, possibilitando assim mais pessoas a terem qualidade de vida com água encanada em suas residências.
Na segunda-feira (12/020, o secretário de Infraestrutura do governo municipal, (Estevinho), esteve vistoriando a extensão do sistema de abastecimento d’água, que levará água encanada para as demais residências dos moradores da localidade que não recebiam água encanada.
Os moradores tiveram a grata surpresa – “Eu fiquei tão alegre porque tínhamos a esperança que um dia isso poderia ocorrer, até porque, a prefeita Dirce Prazeres tinhas nos prometido juntamente com o secretário Jailson Fausto”, disse moradora dona Marizete.

A Gestão Municipal vem garantindo o abastecimento de água na zona rural – A poucos dias, acompanhamos a instalação de canos do sistema Água Para Todas as Famílias do povoado Nova Salvação – E agora a tantas outras famílias do Bom Jesus.
O secretário de Infraestrutura Estevinho destacou a importância de mais uma obra e disse que ampliar o acesso à água de qualidade é uma das prioridades em sua pasta para todos os moradores. “Foi um dos nossos compromissos em trabalhar sempre visando o bem-estar da nossa população. E vamos continuar trabalhando em prol do nosso povo, porque aqui o progresso continua.”, disse o secretário.
- Hélcio Costa
- 14/02/2024
- Deixar Comentário
Como faz praticamente todos os anos, o procurador-geral de Justiça – que atua implacavelmente para impedir a realização da festa no interior maranhense – passa a folia momesca no Rio de Janeiro, que considera “o melhor carnaval do mundo”; desta vez, ele se encontrou com a comitiva do governador Carlos Brandão, convidado para o desfile da Mangueira, que homenageou Alcione.

Desde sexta-feira, 9, no Rio de Janeiro – onde chegou anunciando presença no “melhor carnaval do mundo” – o procurador-geral de Justiça Eduardo Nicolau, encontrou-se na última segunda-feira, 12, com o governador Carlos Brandão (PSD), que foi acompanhar o desfile da Estação Primeira de Mangueira, cujo enredo homenageia a cantora maranhense Alcione.
O governo de Brandão deu R$ 1,5 milhão para financiar o desfile da Mangueira.
Eduardo Nicolau passa praticamente todo carnaval no Rio de janeiro, que ajuda a ser “o melhor carnaval do mundo”, como ele mesmo atestou nas redes socais.
No Maranhão, porém, sob a sua batuta, promotores atuam para impedir a realização de festas nos municípios em que um período como o de carnaval é a única opção de lazer do povo durante todo o ano.
Este ano, mais uma vez, promotores agiram para impedir a realização de carnavais pelas prefeituras de diversas cidades.
E Nicolau mais uma vez foi para o Rio de Janeiro.
Curtir “o melhor carnaval do mundo”…
- Hélcio Costa
- 14/02/2024
- Deixar Comentário

O vereador Daniel Barros parece que já não está medindo as palavras antes de fazer promessas eleitoreiras ou dizer qualquer coisa para chamar a atenção dos caxienses.
O parlamentar começou esta semana com gosto de gás nos seus stories no instagram ao fazer promessas no mínimo mirabolantes para empolgar seus seguidores.
Degustando uma banana numa frutaria no bairro Cohab, o auto-intitulado fiscal do povo passou a indagar o comerciante sobre a origem da fruta que estava comendo. “…meu primo, essa bananinha que eu vou comer agora vem da onde? Fala aí pros caxienses…”, questionou o parlamentar. “Vem da baixada do Piauí, Guadalupe’, respondeu o homem sendo novamente questionado pelo vereador sobre a origem de outra fruta disponível no comércio. “Do sul. Aqui não produz nada”.
Com ar indignado, Barros deu uma demonstração de que não conhece Caxias e chegou a propor, tal qual teria sido feito em Guadalupe, no Piauí, a “transposição do rio Parnaíba”. “E é com esse sentimento de mudança, de plantar em Caxias que nós vamos trazer também a transposição do rio Parnaíba, do rio Itapecuru para que daqui uns anos possamos plantar e comer uma bananinha caxiense”, declarou Barros mostrando um certo desconhecimento da geografia do município onde mora.
Caso o parlamentar não saiba, e ele demonstrou que não sabe, Caxias é banhada pelo rio Parnaíba em vários povoados do município, não sendo necessária uma transposição milionária apenas para plantar banana, pois no 2º distrito, os moradores do São Martinho, Caiçara, Morada Nova, São Miguel, Fazenda Sabiá, Inhaúma, Cercadinho e muitos outros, tem acesso a água e aos peixes oriundos do Parnaíba.
Quanto a hipotética transposição do Itapecuru, pouco se deve comentar da fala do vereador, uma vez que o rio passa até no quintal da sua casa, pois o mesmo mora no rico condomínio Village Caxias, endereço dos mais abastados da cidade e onde o rio margeia o local.
No mais, a transposição de algum rio, caso fosse necessária, só é feita em lugares desérticos ou desprovidos de acesso fácil a água, o que não é o caso de Caxias, uma cidade banhada por incontáveis mananciais nos quatro cantos do seu território.
A chegada das eleições provoca em alguns políticos um desejo quase incontrolável em convencer o público das suas ideias.
Mas tem político que não consegue dosar as palavras e acaba mostrando que não sabe o que está falando e que vive em outro mundo.
Essa da transposição do Parnaíba e do Itapecuru, dois rios que banham o município, entra para o nosso anedotário político.
Só não ganha daquela de fazer nossa cidade um paraíso fiscal…
- Hélcio Costa
- 14/02/2024
- Deixar Comentário

No aniversário de 62 anos de Aldeias Altas, comemorado no último domingo, 11, o prefeito Kedson Lima (PL) fez um discurso onde exaltou o fato do seu governo ser feito por pessoas oriundas da cidade e dos órgãos da administração funcionarem na sede do município.“Funcionava lá em Caxias, na esquina ali do Excelsior Hotel, da Casa do Estudante, era lá que funcionava a Prefeitura de Aldeias Altas, num prédio comprado com dinheiro público e ainda alugado novamente pra Prefeitura. Era assim. Não funcionava aqui”, lembrou o prefeito. “Hoje sim funciona aqui. Controladoria funciona aqui, Procuradoria funciona aqui, Contabilidade funciona aqui, setor de compras funciona aqui. Tudo funciona aqui nessa Prefeitura”.
“Os secretários todos eles são de Aldeias Altas”, disse Kedson nominando cada um, a origem familiar e a localidade de onde eram. “Tudo daqui”. “Eu apostei neles e tá dando certo. Tá dando certo por que? Eu tenho uma equipe de Controladoria e de Procuradoria que trabalha muito bem. Eu não respondo uma improbidade administrativa em 4 anos [de governo]. Nós já temos duas contas aprovadas pelo Tribunal de Contas no nosso mandato e eu acredito que vamos ter a terceira a ser aprovada em breve, por que? Porque nós fazemos as coisas com responsabilidade”, justificou o prefeito.
Com centenas de pessoas ouvindo seu discurso onde ele relatou o trabalho desenvolvido ao longo da sua gestão, Kedson pediu para que o público fizesse uma reflexão para as movimentações de alguns políticos em ano de eleição. “Esse ano é ano de eleição, e vocês podem ter na certeza que já estão se aproximando. Vocês observem uma coisa: Já estão abrindo as casas e aí botam sofá, botam café e ai começa…”,alertou.
Em outro ponto alto do discurso proferido no palanque montado na Avenida João Rosa, o prefeito tocou num assunto recorrente nas discussões políticas do município, que é o fato da maioria dos políticos de Aldeias Altas não residirem na cidade, mas sim em Caxias.“Eles nunca moraram aqui, eu moro aqui, eles nunca moraram. Eles compram casa pra passar o dia e de noite até logo, final de semana até logo. Eu fico aqui, eu moro aqui”.
Deixando claro sua diferença dos demais políticos locais, Kedson pontuou que não tem segurança e que anda só pelas ruas de Aldeias Altas. “Eu não tenho segurança, eu não tenho motorista, eu ando só. A segurança que eu tenho é a minha mulher que é policial”. Mas eu abro as portas da minha casa. Eu atendo quem tiver. Eu atendo na Prefeitura, seu eu tiver no meio da rua eu paro, eu converso, eu escuto, mas o meu negócio é trabalhar, é trabalhar, trabalhar, eu não paro”.
Num gracejo para a classe política que o apoia, o gestor disse que, apesar de “governar com o povo, escutando o povo”, precisava da ajuda dos vereadores. “E eu preciso muito desses senhores que aqui estão e essas senhoras vereadoras, eles também colaboram, contribuem, aprovando as leis”, disse Kedson referindo-se aos vereadores que estavam no palanque.
Comentando o fato de que os seus adversários as vezes se incomodam com o seu silêncio, o prefeito disse que esse era o seu jeito de agir.“Eu fico calado observando. Observei 20 anos. No momento certo de ser prefeito o povo me colocou. Eu tive a paciência, mas pra mim chegar ali foi toda uma trajetória. Vereador por 4 mandatos, presidente da Câmara…”.
Kedson deu mais uma alfinetada nos seus opositores ao lembrar que quando estava na oposição e mesmo sem mandato, “eu sempre mantive os carnavais, os blocos, os campeonatos, ajudando. Era o que a oposição devia fazer. Tá fora? Mas ajuda com uma cesta básica, ajuda as pessoas. Mas vão aparecer agora, mas a política tá mudada”.








