A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, do Conselho Municipal de Saúde e instituições parceiras, realizará nos dias 02 e 03 de julho de 2026 a 13ª Conferência Municipal de Saúde de Codó. Com o tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”, o evento acontecerá a partir das 8h, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
A conferência representa um importante espaço democrático de diálogo, participação popular e construção coletiva de propostas voltadas ao fortalecimento das políticas públicas de saúde no município. Durante os dois dias de programação, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), profissionais da saúde, gestores e representantes da sociedade civil terão a oportunidade de debater desafios, apresentar sugestões e contribuir para o desenvolvimento de ações que impactem diretamente a qualidade da assistência oferecida à população.
O encontro será marcado por momentos de aprendizado, troca de experiências e deliberação de propostas que poderão nortear as políticas públicas municipais, além de subsidiar as etapas estadual e nacional das conferências de saúde.
O credenciamento dos participantes ocorrerá nos dias 29 e 30 de junho e 01 de julho de 2026, das 8h às 13h, na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Avenida Augusto Teixeira, bairro São Sebastião. Poderão se credenciar delegados, convidados e demais participantes.
Um dos destaques da programação será a Conferência Magna, ministrada por Jamesson Ferreira Leite Junior, mestre em Gestão de Programas e Serviços de Saúde, que abordará o tema central do evento. Após a palestra, os participantes poderão contribuir em uma plenária de debates coordenada por representantes da sociedade civil e usuários do SUS.
As discussões serão organizadas em quatro eixos temáticos:
• Democracia, saúde como direito e soberania nacional;
• Financiamento adequado e suficiente para o SUS, com base na justiça tributária e na sustentabilidade fiscal e social;
• Os desafios para o SUS na agenda nacional da defesa da vida e da saúde: emergências climáticas e justiça socioambiental;
• Modelo de atenção e gestão, territórios integrados e cuidado integral.
No período da tarde, os participantes participarão de uma oficina terapêutica sobre técnicas de relaxamento e bem-estar, conduzida pela psicóloga Brenda Brito Ramos. Em seguida, serão realizados os trabalhos em grupos temáticos para elaboração e seleção de propostas que serão apresentadas e deliberadas em plenária.
A programação do primeiro dia será encerrada com a aprovação do relatório final das propostas e um momento de confraternização entre os participantes.
No dia 03 de julho, as atividades terão início com uma sessão de Terapia da Mente e do Corpo, conduzida pela terapeuta ocupacional do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Adélia Maria Machado Aguiar. Na sequência, ocorrerão a eleição dos Conselheiros Municipais de Saúde para o período 2026-2029 e a escolha dos delegados que representarão Codó na Conferência Estadual de Saúde.
A 13ª Conferência Municipal de Saúde reafirma o compromisso da gestão municipal com a participação popular, o fortalecimento do SUS e a construção de políticas públicas cada vez mais eficientes e inclusivas. A expectativa é reunir representantes de diversos segmentos da sociedade para contribuir com propostas que promovam avanços significativos na saúde pública de Codó.
Serviço
Evento: 13ª Conferência Municipal de Saúde de Codó
Tema: “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”
Data: 02 e 03 de julho de 2026
Horário: A partir das 8h
Local: Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Credenciamento:
Datas: 29 e 30 de junho e 01 de julho de 2026
Horário: Das 8h às 13h
Local: Secretaria Municipal de Saúde
Assessoria de Comunicação








